Versículos úteis na Evangelização - Fichas para Memorização

2 Timóteo 2:3-5
Material para memorizar versículos para falar do Evangelho.

Analisando o texto bíblico da imagem acima, fica evidente que enfrentamos uma guerra espiritual neste mundo - somos chamados de soldados. Mas não uns soldados quaisquer. Somos chamados "soldados de Jesus Cristo". Humanamente falando, não deve haver exército melhor equipado do que o exército de Jesus, sendo Ele o Criador, Rei, Senhor e Salvador do mundo.

O nosso comandante supremo desta guerra deixou-nos todas as ferramentas para nos fortalecermos para as batalhas. Ele deixou a Sua palavra, que é útil e eficaz para qualquer batalha. Deixou-nos também os meios de graça, para crescermos como bons soldados: oração, jejum, congregação com os santos, oferta, ajuda aos órfãos e viúvas, adoração, aflições e, por fim, a fé, que vence grandes batalhas.

Os versículos acima nos exortam com o seguinte: "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra". 

Um soldado despreparado?

Agora, imagina por um momento que tu és um soldado que vai para uma guerra no Afeganistão, onde há mortes, bombas, sniper e homens-bomba. Imagina que estás numa trincheira de guerra, em meio a um bombardeio. O comandante está a dar as diretrizes ao seu pelotão de como eliminar o adversário. À tua direita, estão homens a serem atingidos por bombas. À tua esquerda, outros a serem atingidos por balas. E, ao olhar para ti, o comandante máximo repara que estás no celular, a verificar o instagram, a fazer selfies para postar no facebook, a escolher uma série para assistir no netflix, a planejar as próximas férias ou a ver promoções de roupas na internet. O que achas que o comandante faria, vendo que deixaste de guerrear? Certamente, aplicaria uma dura disciplina, podendo até mesmo matar-te.

Sabemos que nossa luta não é contra sangue nem carne; mas sim uma luta espiritual (Efésios 6:12). Somos soldados alistados por Deus para lutar numa guerra espiritual, com a missão de honrar o Seu nome e estender o Seu Reino.

Cuidado com o que estás a fazer nesta vida, porque as tuas prioridades perante a batalha podem representar que és um soldado desclassificado. E os desclassificados são jogados por Deus no inferno, onde estarão eternamente.

E, por vezes, a forma de Deus escolher Seus soldados é bastante particular. Basta ver a história de Gideão, quando Deus primeiro desclassificou os temerosos e depois os que não mantiveram a postura correta. Qual é a tua postura ante a guerra para a qual fomos alistados? Lembra-te de que Deus não precisa de muitos, mas sim dos fiéis. Na história de Gideão, por exemplo, Ele escolheu 300 soldados fiéis para derrotar um grande exército. E essa matemática se mantém ao longo da Bíblia.

Recorde que, pelo pecado de um, todos foram condenados; e, pela morte de Cristo, muitos foram salvos. A maior batalha não fomos nós que vencemos - foi o próprio comandante que a venceu. Ele venceu o seu último inimigo, a morte, e satanás, que tinha o poder sobre a morte. Resgatou-nos da escravidão do pecado, da morte e do inferno, e agora, por Sua graça e misericórdia, somos guerreiros do exército celestial, onde a vitória está consumada e o nosso Rei está sentado no trono. É uma guerra diferente de todas as outras, pois já sabemos o seu fim. Glória a Deus!

O Evangelismo é uma Batalha

Mas o que tudo isso tem a ver com a memorização de versículos para falar do evangelho? Voltemos à história da guerra do Afeganistão. Imagina que, uma vez mais, serias alistado para essa guerra física que, como sabemos, há armas de laser com tremenda precisão, coletes à prova de bala, bombas, tanques, canhões e aviões. Imagina que tu decides ir para essa guerra com espada que não é afiada, que não corta nem manteiga. O que será que aconteceria contigo? Serias abatido no primeiro confronto.

Um soldado de Cristo está sempre alistado para a guerra espiritual do dia a dia. Essa guerra não cessa, nem dela temos descanso; lutamos diariamente contra o eu, o pecado, a carne e o mundo (1 Jo 1:15-17). Em casa, no trabalho, na escola, no supermercado, nos transportes públicos, na rua, temos de estar sempre preparados como bons soldados de Cristo, para glorificar a Deus e estender o Seu reino. Porque, se não ouvirem, não haverá quem se converta (Romanos 10). O bom testemunho não salva; quem salva é o evangelho de Cristo.

O evangelismo é uma das batalhas desta guerra - a batalha mais forte que existe. Nunca esqueças que militamos uma guerra gigante: "Porque não temos que lutar contra a carne o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef 6:12).

Quando evangelizamos, o diabo não está disposto a perder um de seus soldados; e a batalha que iremos enfrentar será de titãs, onde apenas a Palavra de Deus pode vencer. Por mais que sejamos carismáticos, inteligentes ou bonitos, isso não adiantará nada. O que enternecerá um coração duro, dando-lhe arrependimento, é o poder do Espírito Santo através da Palavra.

A Palavra como uma Espada

Devemos saber tanto argumentar com a Palavra como chegar ao coração da pessoa evangelizada, e denunciar o seu pecado, tal como Jesus fez com a samaritana. Mas, o mais importante é saber usar a Palavra.

Se nós não sabemos a Palavra de Deus, se ela não faz parte da nossa mente, se não temos textos memorizados, como saberemos nos defender e atacar com ela? Lembra-te de como Jesus se defendeu do diabo no deserto: com a Palavra. Ele  o atacou e destruiu as astutas ciladas do diabo com a Palavra de Deus.

Então, se em ti não há a Palavra, se não memorizas e não conheces o evangelho, como o Espírito trará à tua mente algo que tu não conheces?

João 3:16 é um ótimo texto para o evangelismo; o Salmo 23 é um texto muito completo e bonito. Mas se tu apenas sabes estes textos de memória, serás como um soldado que vai à guerra com uma espada que não está afiada: estás armado, mas não estás armado para todas as situações e circunstâncias de uma guerra.

Como combaterás inimigos distintos com apenas dois textos? Inimigos bem preparados como testemunhas de Jeová, muçulmanos, budistas, adeptos da nova era, satanistas, incrédulos e mundanos?

Na armadura do soldado em Éfesios 6, a palavra e a oração são dois pilares importantes. Fica evidente que toda a descrição da armadura culmina em algo: "E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o ministério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Efésios 6:19-20).

Lê todo o capítulo 6 de Efésios e analisa a tua vida. Como bom soldado, tens de conhecer as Escrituras, pois através delas foste salvo e te manténs com vida e, através delas, falar do evangelho que salva vidas.

Nossa missão é evangelizar, não salvar

Lembra-te de que a nossa missão não é salvar, mas sim evangelizar. Quem salva é Deus; o Espírito sopra onde quer. Mas, independentemente de vermos ou não os resultados do evangelismo, a palavra é útil para nos dar paz e caminharmos nesta vida mais fortalecidos e com a certeza da salvação ancorada na Rocha, que é Cristo. Memoriza as Escrituras, ora pelas almas.

Sei que por vezes é triste falar o evangelho e não ver resultados. Mas lembremos deste texto: "para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem" (João 4:36b). Deus não faz distinção da alegria em "semear uma alma" e "colher uma alma" - alegres o fazem os dois.

Não foquemos na rejeição das pessoas. O que recebe o evangelho será salvo. O que o rejeita será condenado. A nossa tarefa é falar do evangelho com gozo de sermos bons soldados de Cristo. Se o nosso capitão, Jesus o Cristo, foi rejeitado, por que seríamos nós recebidos de braços abertos quando evangelizamos?

Texto por Pedro Falcão

Imprima o material e comece a memorizar

Selecionamos dezoito versículos úteis no evangelismo, divididos por tópicos, e te desafiamos a memorizá-los. Basta fazer o download aqui e imprimir.

Além disso, pensamos em algumas das frases que mais ouvimos quando evangelizamos, e selecionamos versículos que rebatem essas ideias falsas. Também vale a pena memorizá-los para estar preparado para as batalhas.

Para melhor resultados, confira essas dicas:

  • Defina uma meta semanal: 2 versículos por semana ou um tópico por semana, por exemplo.
  • Leia os versículos escolhidos todos os dias.
  • Repita os versículos em voz alta.
  • Revise os versículos durante a oração, fazendo deles a sua oração a Deus.
  • Medite em como os versículos da semana podem ser aplicados, pensando em possíveis situações e com que tipo de pessoas poderá usá-los (ex. católicos, espíritas, etc.) 

As duas últimas folhas são fichas que podem ser recortadas, para melhor dinâmica de memorização e que podem até te acompanhar no dia a dia.


Para fazer o download do material em PDF, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário