Versículos para Colorir e Memorizar

Imagens com versículos para colorir e meditar.

O tema do blog durante este mês é a meditação nas Escrituras (veja a reflexão introdutória ao tema aqui). Biblicamente, os cristãos são chamados a meditar na Palavra de Deus, e a usá-la como espada nas batalhas espirituais. O ato de meditar envolve remoer, pensar muito sobre alguma coisa. Portanto, para meditar na Bíblia, é preciso guardá-la na mente.

Sabendo que muitas pessoas não têm o hábito de memorizar as Escrituras e até acham muito dificultoso, sem saber por onde começar, serão disponibilizados aqui no Blog quatro materiais para ajudar na memorização da Palavra da Verdade, um a cada quarta-feira do mês:

3. Marcadores de Livro com versículos para orar - 16 de março.
4. Jogo da memória (para crianças) - 23 de março.

Versículos que exortam

Os versículos selecionados para esse material são exortações para os cristãos. Como comentei no último post de Janeiro, Deus não somente diz o que não devemos fazer, Ele também diz o que devemos fazer:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus". Filipenses 4:6-7

"Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos". Provérbios 3:7-8

"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Romanos 12:21

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem". Efésios 4:29

É muito fácil identificar nesses versículos os pecados que devemos abandonar: A ansiedade; o ser sábio aos próprios olhos; o deixar-se vencer pelo mal e; o falar palavras torpes. Memorizá-los ajudará a combater tais pecados, e apontará qual caminho devemos seguir em oposição a eles: orar, temer a Deus e afastar-se do mal, vencer o mal com o bem, falar o que é bom para edificação.

Basta alguns segundos de reflexão para concluir que todos esses pecados nos ameaçam diariamente. Por isso, esforce-se para memorizar essas porções das Escrituras que exortam sobre tais pecados.

Colorir e Memorizar

Quem acha que colorir é uma atividade somente para crianças está enganado... Muitos adultos também usufruem dessa prática, que pode auxiliar em diversos aspectos, incluindo a memorização.

Para colorir uma imagem, será necessário algumas horas, que podem ser dividias em dias. Isso significa que você estará tempo olhando para o mesmo texto, podendo lê-lo, repeti-lo mentalmente, ponderar sobre as implicações de seus ensinos e pensar em como pode aplicá-los em sua vida diária. É por isso que o ato de colorir poderá ajudar na memorização de versículos.

Outros benefícios

Além de ajudar na memorização das escrituras, este material também pode ajudar em outros aspectos.

- Descanso físico e mental: Devido à avalanche de informações que recebemos diariamente e da correria com muitas atividades, o cansaço mental e físico tem sido comum. O ato de colorir possibilita o descanso da mente e do corpo, diminuindo os níveis de tensão e estresse.

- Menos tempo nas redes sociais: Ao que parece, passar horas nas redes sociais passou a ser uma forma de escapar do estresse. No entanto, ficar horas no celular vendo vídeos e acompanhando a vida de outras pessoas faz com que você muitas vezes se "sente na roda dos escarnecedores", ainda que virtualmente, além de aumentar os níveis de ansiedade e de impedir de que você viva a sua própria vida. Colorir e meditar na Bíblia diminuirá seu tempo nas redes sociais, fazendo com que você use seu tempo de modo sábio e benéfico.

- Exercício da disciplina e da atenção: Para colorir, é preciso delimitar espaços, formas e cores, o que desenvolverá os níveis de atenção. E o comprometimento em concluir a pintura, ou seja, terminar algo que você começou, produzirá senso de disciplina e dedicação. 

- Estímulo do cérebro: Assim como o corpo envelhece, o cérebro, com o passar dos anos, vai perdendo suas forças. Por isso é importante estimulá-lo, para que não se entregue aos esquecimentos e distrações. Colorir é um estímulo ao cérebro porque envolve criatividade, formas e cores. E, no caso de colorir e memorizar versículos ao mesmo tempo, o cérebro será estimulado "em dobro", já que a memorização também fortalece o cérebro.

Imprimir, Colorir e Meditar

Depois de saber de todos esses benefícios, faça o download das imagens com versículos, imprima e comece a colorir e a memorizar. Você pode escolher um dos quatros versículos, caso ache que quatro são demais. Comece aos poucos, até que o hábito esteja consolidado. 


Sugestão: se puder, imprima em folha de gramatura mais grossa (por exemplo, 180g), assim, além da impressão ficar mais bonita, será melhor para colorir.

Um comentário: