A Instrução de Guardar as Escrituras

Provérbios 3:1
Meditação Bíblica sobre a necessidade de guardar as Escrituras no coração.

Depois de 31 dias meditando em Provérbios (clique aqui para ver o Plano de Leitura), ficou claro que algumas instruções se repetem ao longo do livro. Uma delas é o ensino de guardar a Palavra de Deus na mente e no coração. É como se devêssemos ter os ensinos bíblicos guardados em um local de fácil acesso, para que possamos usá-los sempre que necessário, ajudando-no a escolher o caminho certo sempre:

"Não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes."
Provérbios 4:5

Como guardar os ensinos bíblicos?

Assim como guardamos os alimentos na despensa e as roupas no guarda-roupas, para que possamos usá-los quando necessário, devemos guardar os ensinos de Deus em nossa mente. Eles têm que estar guardados da maneira correta, de modo que o acesso a eles seja rápido e fácil - pois a luta contra o pecado exige que sejamos hábeis no uso das armas espirituais.

Para obter a habilidade de manejar bem a Palavra da Verdade, discernindo a qual ensino devemos recorrer em cada situação do nosso dia a dia, é preciso memorizar versículos e trechos das Escrituras - não há outra forma.

Pessoas que guardaram a Lei em suas mentes

Foi assim que servos de Deus, e o próprio Jesus Cristo, guardaram a lei em seus corações, usando-a adequadamente em suas vidas.

Jonas, quando estava na barriga do peixe, condoendo-se por ter desobedecido a Deus, fez uma oração repleta de trechos bíblicos. O cântico do profeta mostra o quão cheia a sua mente estava da Palavra de Deus, o que lhe permitiu ponderar sobre a situação de modo bíblico e fazer uma oração que agradasse a Deus. Veja:

A oração de Jonas

Quando já carregava o Messias em seu ventre, Maria louvou a Deus em oração, recitando trechos bíblicos (Lucas 1:46-55), mostrando que também tinha a Palavra de Deus guardada em sua mente. Naquele momento, a situação era de louvor a Deus pelo cumprimento de profecias, e ela recorreu à sua "despensa mental" para  usar textos bíblicos apropriados para a situação.

O apóstolo Paulo fez muitas menção do Antigo Testamento em suas cartas, aplicando-os ao ensino. Inclusive, foi ele que, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: "Tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança" (Romanos 15:4). Com isso, Paulo está dizendo que as Escrituras devem desempenhar um papel crucial na vida prática do cristão.

Por fim, o próprio Jesus Cristo, ao ser tentado pelo diabo, usou trechos bíblicos para se defender (Mateus 4). Para que façamos o mesmo, é preciso ter em mente os textos bíblicos adequados para situações de tentações.

A necessidade de Memorizar as Escrituras

Tanto na época do Antigo como do Novo Testamento, o acesso às Escrituras não era fácil como hoje. Paulo, por exemplo, muito provavelmente não podia consultar o livro da lei ao escrever suas cartas. Ele usava o seu arquivo mental para cumprir com o propósito de ensinar à igreja de Deus. Para isso, ele tinha que ter trechos memorizados.

Apesar de nós hoje termos acesso tão fácil à Bíblia, ainda assim é necessário memorizá-la. Um dos motivos é porque nas situações diárias (tentações, provações, alegrias, evangelismo, etc), quase nunca podemos parar de fazer o que estamos fazendo para abrir a Bíblia ou consultar o aplicativo no celular. As situações da vida demandam uma resposta rápida. Como filhos de Deus, somos chamados a ter a Palavra de Deus em nossos corações, para que não pequemos contra Ele.

Testemunho Pessoal

Durante a minha caminhada cristã, recebi o privilégio de ouvir meu pai sempre incentivando a igreja a ler e memorizar as Escrituras. Pela graça de Deus, pude desenvolver o hábito de memorizar trechos bíblicos (versículos e capítulos), e por isso posso testemunhar o quão edificante é este hábito.

Às vezes, quando estou na cama (já no escuro, sem bíblia e sem celular) e quero orar, mas não encontro palavras, posso lembrar de salmos e fazer deles a minha oração. Quando sou tentada a ficar chateada por alguma injustiça que observo ou sofro, lembro-me de que "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6). Quando estou ansiosa, lembro-me de que não vale a pena andar ansiosa, porque isso não vai acrescentar nada à minha vida. Quando vejo um pássaro se alimentando na rua, lembro-me de que, se Deus cuida das aves, também cuidará de mim (Mateus 6:26-34). E assim por diante.

Exercitando a Memorização das Escrituras

Conhecendo e testemunhando a necessidade e os benefícios de memorizar as Escrituras, no mês de fevereiro o Blog será voltado para o incentivo à memorização de versículos bíblicos. A cada quarta-feira do mês, será disponibilizado um material de apoio, para ajudar nesse processo.

Não importa se você já tem o hábito de memorização ou não, o importante é dedicar tempo e esforço para esta atividade. Nunca estaremos cheios o suficiente da Palavra de Deus, ela sempre será necessária e útil em nossa caminhada cristã.

Materiais de Apoio

Os materiais para impressão disponibilizados aqui no Blog, com a permissão de Deus, serão:


Conto com suas orações. E, mais uma vez, considere a necessidade de memorizar as Escrituras. Que Deus lhe abençoe.


Um comentário:

  1. Uma mente formada pelas Escrituras afasta pensamentos destrutivos.

    ResponderExcluir