Olhai os Lírios: a busca

Mateus 6:33
Meditação bíblica sobre o que os discípulos de Jesus devem buscar.

Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Mateus 6:25

Provavelmente, este é um dos trechos mais conhecidos do sermão do monte, pois é bom ouvir Jesus dizer para não andarmos ansiosos quanto aos bens materiais, já que Deus cuida de nós (meditação do post anterior Olhai os Lírios: o cuidado). No entanto, conforme é indicado pela expressão inicial "Por isso, vos digo", este trecho é a conclusão de algo dito anteriormente, que aqui resumi como: buscaVoltemos ao início do capítulo 6 para entendermos as duas faces desta busca:

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mateus 6:1-4

Falando sobre o exercício da justiça, Jesus descreve duas buscas: pela recompensa humana X pela recompensa divina. Quem busca a recompensa humana faz justiça com o objetivo de ser visto e elogiado pelos homens; e nisso está a sua recompensa. Quem assim o faz não terá recompensa junto a Deus, pois não se pode ter as duas coisas.

mandamento de Jesus para Seus discípulos é fazer diferente: guardar-se de fazer a justiça com o desejo de ser elogiado pelos homens, mas buscar a recompensa que vem de Deus. Perceba que isso não significa deixar de fazer o que é justo, para assim não correr o risco de ser elogiado pelos homens. O texto é muito claro: "ao dares a esmola" - ou seja, ao exercer o que é justo. A diferença não está no ato, pois nos dois grupos há quem dê esmola. A diferença está na recompensa buscada: a glória diante dos homens ou a glória diante de Deus. Jesus continua:

E quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mateus 6:5-6

Jesus agora fala da busca por trás da oração, separando mais uma vez entre dois grupos: os que buscam recompensa humana X os que buscam recompensa divina. Os do primeiro grupo oram para serem elogiados, escolhendo lugares estratégicos ondem possam ser vistos. Novamente, a recompensa deste grupo é justamente (e somente) a de serem vistos pelos homens.

Os discípulos de Cristo são chamados a: orar em secreto, sabendo que Deus também vê o que é secreto e que recompensará quem assim o fizer. Outra vez, o objetivo do discípulo de Jesus não deve estar nas coisas desta vida; sua busca deve ser por aquilo que é celestial.

Jesus continua com o tema da oração, mas agora trata não da forma como é feita, mas do seu conteúdo (veja Mateus 6:7-15). Deixarei o tópico sobre o conteúdo da oração para outra postagem. Por enquanto, destaco que a oração do discípulo de Cristo tem que ser diferente das vãs repetições dos gentios, pois ele deve crer que Deus conhece suas necessidades mesmo antes de orar.

Jesus falou sobre os tipos de busca por trás das boas obras e da oração; nos versículos seguintes, ele também fala da busca por trás do jejum:

Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não  parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mateus 6:16-18

Mais uma vez, Jesus faz separação entre dois grupos: os que jejuam para serem vistos pelos homens X os que jejuam para serem vistos por Deus. Os que buscam a glória nesta vida esforçam-se para serem vistos em seu jejum, buscando formas de ficarem em evidência, para que recebam já a sua recompensa: o elogio dos homens. Para os discípulos de Cristo, a ordem é fazer em secreto, esforçando-se para não serem vistos pelos homens e esperando a recompensa do próprio Deus.

justiça, a oração e o jejum são ações, e por isso elas não podem ser acumuladas, impossibilitando que os outros vejam constantemente a quantidade que cada um praticou. É justamente por isso que aqueles que buscam a recompensa dos homens precisam tocar trombetas, procurar locais públicos de boa visibilidade e até alterar o aspecto do rosto e do corpo quando praticam tais ações. Assim, eles conseguirão sua recompensa: serem vistos e elogiados pelos homens, algo  igualmente impalpável, que não pode ser acumulado. Ainda assim, tal recompensa torna-se atraente aos filhos das trevas pela rapidez com que ela é recebida: "eles  receberam a recompensa" - o louvor dos homens é imediato. No entanto, a recompensa humana se vai com a mesma rapidez com que vem, pois é passageira.

Os que obedecem à ordem de Jesus e praticam a justiça, a oração e o jejum de modo discreto, para serem vistos apenas por Deus, também têm, por ora, uma recompensá impalpável, que não pode ser acumulada e vista por todos, pois se trata de aspectos espirituais, referente ao relacionamento com Deus. Há, no entanto, um fator que faz toda a diferença: tal recompensa é eterna, com valor infindável.

Até aqui, Jesus falou do que é impalpável (justiça, oração e jejum) e da busca por recompensa, mostrando o que os Seus discípulos devem buscarNa continuação do sermão, Jesus fala de algo que é palpável (as riquezas) e de sua recompensa, ensinando como devemos nos comportar em relação ao tema:

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Mateus 6:19-21

Sobre as riquezas, Jesus mais uma vez divide os homens em dois grupos: os que acumulam riquezas sobre a terra X os que acumulam riquezas no céu. Da mesma forma que os filhos das trevas praticam a justiça, a oração e o jejum buscando a glória humana, eles querem acumular tesouros sobre a terra, buscando a glória e os prazeres desta vida. Mas, assim como a recompensa humana pelas boas ações é passageira, a riqueza desta vida também o é, pois é corroída pela traça e pela ferrugem e roubada pelos ladrões. Ainda que seja possível acumular riquezas, para que os outros vejam, elogiem e admirem, as riquezas terrenas são passageiras; serão levadas, e de nada aproveitarão.

Aos filhos da luz, é ordenado acumular tesouros no céu (a recompensa alcançada por seu modo de viver, descrito anteriormente), onde traça nem ferrugem corrói, e onde os ladrões não roubam. A recompensa divina continua sendo eterna, segura, indestrutível. A recompensa está no próprio Deus.

O esforço de alguém para acumular tesouros nesta vida mostrará que seu coração está nesta vida. O esforço de alguém para acumular tesouros no céu provará que seu coração está no céu. Não é possível ter o coração nos dois lugares, pois "Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6:24). Em outras palavras, devotar-se às riquezas, preocupando-se com bens materiais, é próprio de quem não serve a Deus. E aqui Jesus conclui com as famosas palavras:

Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Mateus 6:25

Jesus contrasta a vida com o mantimento, e o corpo com as vestes, mostrando que a vida e o corpo valem mais do que a comida e as roupas. O mantimento e as vestes são a representação do que Jesus chamou anteriormente de riquezas, o deus a quem muitos servem. Basta dar uma olhada no Instagram para comprovar que a comida e as roupas (riquezas) continuam sendo um deus neste século. Analise um pouco à sua volta e verá que é isso que move os filhos das trevas, é esse o tema de suas conversas, é a isso que eles prestam culto diariamente. Os filhos das trevas vivem como se a comida fosse mais importante do que a vida, e as roupas mais importante do que o corpo.

Os discípulos de Cristo são chamados a não andarem ansiosos e preocupados com as coisas desta vida. E Jesus explica o porquê: "Porque os gentios é que procuram todas estas coisas" (Mateus 6:32a). A comida e as roupas não devem ser motivo de inquietação para nenhum cristão, seja rico ou pobre. Os filhos de Deus não devem preocupar-se com riquezas terrenais porque a busca por essas coisas é própria de quem tem o coração nas coisas desta vida e não serve a Deus.

Além disso, Jesus dá outro motivo pelo qual Seus discípulos não devem se preocupar com as necessidades do corpo: "pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas". Ademais da recompensa celestial eterna, os filhos de Deus desfrutam agora do Seu cuidado e da Sua provisão paternal (como tratado no post Olhai os Lírios: o cuidado). 

Crendo nesse cuidado, Seus filhos são chamados a buscar não aquilo que é terrenal e passageiro, como o elogio humano e as riquezas desta vida; pelo contrário, por confiar que Deus cuida de Seus filhos e que Ele mesmo os recompensará, eles são chamados a buscar o que realmente importa: o reino de Deus e a sua justiça:

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33
   
É isso que deve mover os filhos de Deus, pois eles servem a Deus e têm o seu tesouro no céu. Eles sabem que há uma hierarquia de valores: a vida e o corpo valem mais do que o mantimento e as vestes (as riquezas); mas há algo que vale mais do que a vida e corpo: o reino de Deus e a sua justiça.

A humanidade se divide em dois grupos: os que buscam a recompensa e as riquezas desta vida X os que buscam o reino de Deus e sua justiça. E podemos concluir que os que vivem buscando a glória dos homens e as riquezas desta terra não desfrutam de recompensas nem aqui nem na eternidade, pois tanto os elogios como as riquezas são passageiras, além de não terem galardão junto a Deus. Por outro lado, os que buscam a glória de Deus desfrutam de recompensas agora (o cuidado de Deus) e de recompensas futuras (a eternidade).

Só há esses dois grupos; se você não estiver em um, automaticamente estará no outro. Se estiver no grupo que busca as recompensas desta vida, saiba que todos já nascemos pertencentes a este grupo, pois somos pecadores e estamos longe da glória de Deus (Veja Romanos 3:23). Para mudar de grupo, é preciso buscar a Deus, para que Ele lhe guie a crer em Jesus e a depositar seu coração no céu, junto a Deus, a fim de que Ele mesmo seja sua recompensa.

Se você estiver no segundo grupo, peça a Deus para manter seus olhos no que é eterno, na recompensa que Ele mesmo lhe dará, e cumpra a ordem de Cristo: "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário