Olhai os Lírios: o cuidado

Olhai os lírios do campo
Meditação bíblica sobre o cuidado de Deus, que pode libertar Seus filhos da ansiedade e da preocupação.
As incertezas sempre estiveram presentes em nossas vidas - nunca pudemos saber o que nos aconteceria no futuro; nem sequer como será o minuto seguinte a este. Uma das incertezas mais frequentes tem a ver com o suprimento de nossas necessidades, quase sempre relacionadas ao que é físico. Mas, mesmo que o homem tenha muitas necessidades para cuidar de seu corpo, sua maior necessidade sempre será espiritual - ele precisa de cuidados para a sua alma, pois diferentemente do corpo, ela é eterna. Por isso Jesus se apresenta à mulher samaritana como aquele que pode dar a água da vida (João 4:10), a água que sacia a sede da nossa alma, dando perdão dos pecados e salvação eterna.

Noutra situação, Jesus diz para não andarmos preocupados quanto ao sustento da vida, pensando no que comeremos e beberemos, pois a vida vale mais do que o mantimento. Ele nos leva a olhar para as aves do céu, que não semeiam, não colhem nem ajuntam alimento, mas são alimentadas por Deus. Ora, quem tem mais valor para Deus: as aves ou os homens? Jesus é claro ao dizer que nós temos "muito mais valor do que elas". Logo, se Deus alimenta as aves, por que não nos alimentaria a nós? Além disso, as nossas preocupações e cuidados nada podem fazer em nosso benefício.

Jesus também nos diz para não andarmos cuidadosos quanto ao nosso corpo, preocupando-nos pelo nosso vestuário. Aqui, ele nos leva a olhar para os lírios do campo e observar como eles crescem. Eles não trabalham e nem fiam, no entanto, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, vestiu-se como eles. Se Deus veste a erva do campo, que tem breve passagem aqui, não nos vestirá também a nós?

Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer dele. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não nos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Mateus 6:28-30
Ao nos chamar de "homens de pouca fé", Jesus diz que nos falta fé quando nos inquietamos e não cremos que nosso Pai celestial cuida de nós; que nos falta fé quando procuramos o que os gentios procuram, e não cremos que Deus conhece nossas necessidades muito melhor do que nós mesmos; que nos falta fé para crer que, assim como a vida e o corpo valem mais do que o mantimento e o vestuário, o reino de Deus e a sua justiça valem mais do que nossa vida e nosso corpo. É por isso que devemos avaliar a escassez pela perspectiva correta, considerando o que tem mais valor: o que é eterno, o que é espiritual.

Se, porventura, nos faltar o que é passageiro e terreno, podemos olhar para as aves do céu e para os lírios do campo, e obedecer às palavras de Jesus, não nos inquietando pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo (Mateus 6:34).

Quanto à necessidade daquilo que é eterno e justo, ela pode ser satisfeita desde já, somente pela fé em Cristo e o arrependimento dos pecados. Tal como olhamos para as aves e para os lírios, olhemos para Cristo e creiamos que só Ele pode cuidar da nossa maior necessidade, dando-nos vida eterna através da fé em Seu nome.

Que a paz e a graça de Deus abundem em sua vida!

Confira o Planner Mensal Olhai os Lírios, que lhe ajudará a lembrar as belas verdades escritas em Mateus 6. Faça o download gratuito!

Planner Mateus 6


Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos?

Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:25-34



Um comentário: