A Sabedoria e o temor a Deus

Provérbios 8:13
Meditação bíblica sobre o que é temer a Deus.

Durante este mês, foi proposto o guia de leitura Em Busca da Verdadeira Sabedoria - para cada dia do mês, um capítulo de Provérbios. Minha oração é que esteja sendo uma bênção na vida de todos os que se propuseram a buscar o caminho da verdadeira sabedoria, que tem seu princípio no temor a Deus.

Para mim, tem sido desafiador meditar nas denúncias sobre o meu próprio pecado, que se manifesta constantemente e de diversas formas. Ao mesmo tempo, tem sido um refrigério conhecer o caminho correto apontado por Deus. Para cada pecado do qual devo me despojar, há uma virtude com a qual devo e posso me vestir. Isso é maravilhoso!

Penso que todos nós já tivemos alguma experiência de ouvir alguém nos dizer o que NÃO devemos fazer, sem deixar diretrizes sobre o que DEVEMOS fazer. Com Deus não é assim. Além de denunciar o caminho errado, Ele mostra o caminho correto e se dispõe a ser nosso guia, ao ponto de enviar o próprio Caminho, Jesus Cristo, para a terra, para que fôssemos salvos por meio dele:

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida;
ninguém chega ao Pai, a não ser por mim".
João 14:6

É sabido de quase todos que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Mas quantos de nós já se empenharam em entender o que é temer a Deus? No decorrer da leitura em Provérbios, encontramos uma resposta muito clara a essa pergunta no capítulo oito: "O temor do SENHOR é odiar o mal" (8:13). Em apenas um versículo de fácil compreensão, lemos o que significa temer a Deus: odiar o mal.

Esta verdade aparece ainda em outros versículos: "Teme o SENHOR e desvia-te do mal" (3:7); "O sábio teme e desvia-se do mal" (14:16); "Pelo temor do SENHOR os homens se desviam do mal" (16:6). Em suma, para ser sábio, é preciso odiar e afastar-se do mal.

A razão disso é o fato de que Deus, o dono da sabedoria, não é compatível com a maldade, veja: "Minha boca profere a verdade, meus lábios detestam a maldade" (8:7). Perceba a contraposição: "proferir a verdade" X "detestar a maldade (o pecado)".

O temor a Deus e a maldade são dois caminhos com destinos opostos. Quanto mais você caminha para um dos destinos, mais você se distancia do outro. Odiar o pecado por temor a Deus é caminhar no caminho da verdade. Cada passo dado neste caminho lhe levará para cada vez mais longe do mal.



A comparação com um caminho ajuda a entender que se trata de algo contínuo: um passo após o outro. Essa continuidade é necessária poque o mal também é constante. Somos continuamente expostos à nossa própria maldade - olhares de desprezo, pensamentos arrogantes, palavras rudes, atitudes egoístas... E ainda temos que lidar com o maldade (também constante) dos outros - em casa, na igreja, no trabalho, no trânsito, na vizinhança...

É por isso que a busca pela sabedoria (isto é, pelo temor a Deus, que é odiar o mal) tem que ser constante. O livro de Provérbios também trata dessa constância da busca: "Feliz é o homem que me dá ouvidos e que a cada dia fica vigiando diante das minhas entradas, esperando junto ao portal de entrada" (8:34). Trata-se de um ato contínuo: ficar vigiando, esperando junto à porta, dando ouvidos à verdadeira sabedoria.

Além de mostrar o caminho errado e o caminho correto, Deus também nos diz as consequências de seguir cada um deles. O caminho do temor a Deus traz felicidade, a vida e o favor do Senhor (veja em 8:35). Quem escolhe este caminho, demonstrará ódio ao mal e amor a DeusQuem escolhe o outro caminho, "fará mal à sua própria alma", pois estará cada vez mais longe do Criador da vida. Essa escolha revelará ódio a Deus e amor à morte (veja 8:36).

Esteja atento ao mal que há em você mesmo e ao seu redor. Combata-o com o temor a Deus, caminhando para perto dEle e odiando toda e qualquer manifestação do mal.

Que Deus seja nosso guia neste caminho em busca da verdadeira sabedoria!


~ Caso você ainda não tenha começado a fazer a leitura de Provérbios, recomendo a leitura do post Em Busca da Verdadeira Sabedoria.

Um comentário: